sexta-feira, 1 de abril de 2011

CULTURA EM AÇÃO, 3 DE ABRIL

No coração a paixão pela música e a vontade de buscar, distante da terra natal, um lugar para tocar a vida.  Edu Kneip (pronuncia "quinaip") é de Taubaté, mas andou por Brasília, Resende, Volta Redonda e de mansinho foi se chegando ao Rio de Janeiro.  Aqui na cidade maravilhosa pôde viver intensamente duas paixões que trouxe na bagagem: a música e o Flamengo (ninguém é perfeito).   Seu disco Manto Sagrado é uma reverência ao time de coração.  Articulado e simples ao mesmo tempo, o artista oferece com sua voz e interpretações despretensiosas um contraponto à sua própria música, sofisticada e elegante.  O cara é flamenguista, mas é gente boa.


Edu Kneip e Alamo leal

O Alamo Leal fez o caminho oposto.  Saiu do Rio de Janeiro e rodou os EUA e a Europa, tocando seu som, de raiz, afro, mas não do tronco brasileiro, mas de vertente norte-americana.  Mergulhou no Blues, no Rock.  Na estrada tocou com gente boa, da pesada mesmo.  Guardamos algumas curiosas coincidências. Como eu, é carioca de Copacabana e botafoguense.   Foi jogador de basquete do Glorioso, campeão estadual algumas vezes e, em off, jurou ser ainda da ativa. Como comprovação do fato teria puxado, no engenhão, o coro que ajudou a derrubar Papi Joel após o último embate contra o Trem Bala da Colina.  Foi contando que morou no Lido, perto do Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova. Depois foi para o Bairro do Peixoto. Curioso, também fiz o mesmo trajeto, mas voltei pro Lido.  Senti saudades do ar família da área.  Ele foi para o exterior e eu também.  Alamo é uma figura.  Nunca pensei que ia estar frente a frente com um artista, nascido no RJ e que faz música com raízes norte-americanas, amparado pelas paisagens sonoras do Mississipi à Londres, em inglês, por vezes pra lá de britânico, e achar o som e o cara repletos de autenticidade.  Pois é, aconteceu. 

Ah, os dois têm outras coisa boa em comum, além das andanças, a música e o amor pelo futebol.  São artistas da Delira Música.  Vai lá, dá um pulinho também no site da delira. www.deliramusica.com

Neste programa também tem a estréia da entrevista por telefone: o convidado desta semana é o Deputado Robson Leite, hoje Presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Domingo, 10h da matina - é duro, eu sei, nem eu consigo sem despertador.  Lanço então a campanha:

Cultura em Ação: se acordar, vale a pena sintonizar! 

Tá no RJ? Sintonize 94.1 FM, mas caso esteja em outras paragens, acesse  www.fm94.rj.gov.br no domingo, dia 03 de abril, 10 horas de Brasília. A mesma Brasília que me levará (em breve) a produtora do programa, Marlene Nunes. 

Inté

Zeca Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário