terça-feira, 15 de março de 2011

CULTURA EM AÇÃO, 20 DE MARÇO

Roberto Gnattali e Alfredo Cardim

Dois mestres, cada um a seu modo, estiveram no Cultura em Ação.  O programa gravado às terças-feiras vai ao ar sempre aos domingos às 10 da manhã, (94.1 FM) pela Rádio Roquette Pinto.

Gnattali e Cardim são músicos experientes, com carreiras consolidadas por trajetórias vitoriosas. Também são dois amigos, o primeiro, de longa data e a outra, uma amizade que começou bem longe daqui.  Agora, sem termos combinado nada, eu e Cardim temos a oportunidade de retomar nosso papo, sem a incômoda pressa dos que transitam pelas frias ruas do hemisfério norte.  Somos vizinhos, no Lido, em Copacabana.  Coincidências da vida.

Vamos por ordem cronológica.

Gnattali conheci quando eu ainda era adolescente.  Devo a ele muito do meu progresso na música.  Sob sua orientação fiz meu primeiro arranjo: "Vou Vivendo" do Pixinguinha.  Foi um grande incentivador, o maior deles. Ele é professor da Uni Rio, um mestre visionário, capaz de antever (há algumas décadas) a necessidade de um programa de formação universitária para músicos ligados à música popular.  Hoje já existe o Bacharelado, na mesma Uni Rio, em Música Brasileira. Foi também um dos mentores da criação do Conservatório de Música Brasileira de Curitiba, cuja direção a ele coube por dez anos.  Arranjador da linhagem Gnatalli.  Compositor e um militante da música, da boa música, da música brasileira, sem se tornar um daqueles chatos nacionalistas, que acha que o mundo acaba no subúrbio carioca. Roberto foi ao programa para falar do belo trabalho abaixo, uma paródia de Pedro e o Lobo, que aproxima o Choro do universo das crianças. 



Os interessados em adquirir o belo livro podem entrar
em contato diretamente com o autor pelo telefone
(21)8819-7736 ou pelo e-mail gnattali.roberto@gmail.com

Alfredo Cardim é pianista e compositor. O conheci em 1999 em Boston.  Não convivemos tanto, é verdade, mas sempre admirei seu jeito tranquilo e seu estilo elegante ao piano, algo capaz de nos remeter ao que de melhor a Bossa Nova produziu em termos de escola, com aquela forma sofisticada e econômica de tocar. Esteve no programa mostrando um pouco do seu trabalho, do DNA Bossa Trio. D. de Duduka da Fonseca (bateria), N. de Nilson Matta (Baixo) e A. de Alfredo Cardim, é claro.  O disco foi gravado no Brooklyn, em Nova York, onde Duduka e Nilson residem.  Cardim trouxe também seu livro Brazilian Piano, editado lá na terra do Obama, que já deve ter ajudado a muito gringo na difícil tarefa de desvendar os mistérios da nossa música, no caso, o livro dedica-se a ensinar fundamentos do Choro, Samba e Bossa.



Brazilian Piano encontra-se à venda
na Toca do Vinícius em Ipanema e
na Bossa Nova, na rua Rodolfo Dantas em
Copacabana, ao lado do Beco das Garrafas

Dois mestres e dois amigos.

Foi muito bom revê-los.

Escutem e curtam o bate-papo dos dois.  Fiz o possível para não atrapalhar.

Ah, lembrando.  Domingo, dia 20 de março, 10 horas. 94.1 FM, ou pela internet, para aqueles que se encontram fora do RJ. http://www.fm94.rj.gov.br/

Saudações Musicais,

ZK

Um comentário: